PROJETO MISSÃO EXEMPLO DE VIDA

Almofada do Coração

O VALOR DE UMA IDEIA

Projeto Missão de Vida

Um convite especial da Mariana Mendes, a ter um espaço sobre o Projeto das Almofadas do Coração no site que ela idealizou, com tanto carinho, me deixou muito feliz e emocionada.

Desde o primeiro dia em 2019, nos preparativos do Outubro Rosa, ela abraçou com amor a proposta, para que muitas almofadas pudessem ser costuradas e doadas. Juntamente com outras tantas costureiras queridas.

Dessa maneira, entendemos que esse acalanto e conforto ergonômico chegue ao maior número de mulheres possível.

Não é apenas um coração, nem somente um gesto simbólico de amor. Vai além. A Almofada proporciona um Conforto Ergonômico.

O que significa? Ela se encaixa perfeitamente à anatomia local. Tem funções terapêuticas, pois possui medidas e peso adequados para ajudar no conforto da paciente após o processo cirúrgico da mastectomia (retirada da mama) comprometida pelo câncer de mama.

O Projeto se iniciou nos Estados Unidos, pela especialista em câncer de mama Janet Kramer Mai, do Erlanger Breast Resource Center, em Chattanooga, Tennessee. A própria Janet passou pelo câncer de mama, em 2002, e então sentia a necessidade de algo para apoiar o braço, afim de aliviar a dormência e dor. Após várias tentativas ela chegou num formato ideal. E não é que chegou ao formato de um coração??

Uma amiga dela, a dinamarquesa Nancy Fries-Jensen, na mesma situação, usou a almofada e aprovou. Foi então que a Almofada passou a circular em outros países.

Chegou ao Brasil em 2010 através da Ondina Almida Posiadlo, integrante ativa da Sociedade Feminina Missionária da Igreja de Deus, que em sua viagem à Alemanha conheceu o trabalho através de sua participação junto a um grupo de Voluntárias. Em 2015, a campanha tomou impulso com o Outubro Rosa e, desde então, vem se espalhando pelo Brasil.

Eu ganhei a minha em 2017, da amiga Venilda Franco, de Poços de Caldas, pois lá já confeccionavam. E então, carinhosamente me cederam o molde, que eu procuro promover a divulgação para maior alcance.

O mais importante é a DOAÇÃO. Seja dos materiais de costura, do seu tempo, do seu amor.

Alunas de Mariana Mendes
Rolar para cima